Releases

Resiliência posta em prática

Livro discute como a capacidade humana de reagir a adversidades influencia na cultura de uma empresa

A capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações adversas como choque e estresse é a definição de Resiliência. Todos os seres humanos têm algum grau de resiliência. E foi para descobrir como o comportamento resiliente pode afetar a cultura de uma empresa que a psicóloga e antropóloga Izabella Moreira de Lucena estudou a relação entre Judaísmo, Resiliência e Cultura Organizacional em seu mestrado.

O resultado desse estudo foi transformado no livro “Resiliência, Judaísmo e Cultura Organizacional – Inter-relações e Reflexos”. Com linguagem didática, o livro está dividido em três partes: um arcabouço teórico que fundamenta o estudo integrado dos três temas, uma descrição de como as experiências vividas pelos judeus, ao longo da história, intensificaram a resiliência dessa coletividade e o estudo de caso realizado em uma empresa analisado pela autora em sua pesquisa e as conclusões.
“É importante entender o conceito de resiliência e aprender que ele pode ser desenvolvido. Todos têm resiliência, uns mais outros menos, mas, há técnicas e estratégias que podem ser desenvolvidas para que cada um possa aprimorar essa capacidade de forma pessoal ou coletiva”, afirma a escritora.
Izabella não é judia, mas mergulhou a fundo na cultura judaica para fazer o estudo e descobriu uma nova categoria dentro da antropologia: a resiliência judaica.
A revisão teórica sobre resiliência contida na primeira parte do livro vem a calhar principalmente pela carência de publicações em português sobre o assunto.
“A qualidade do trabalho de pesquisa e análise abre caminho não apenas para a reflexão acerca da experiência específica dos judeus, mas tem uma abrangência universal. Um livro que aponta do particular ao universal e interessa a todos os que buscam reverter situações de ameaça e desafio em novas possibilidades. Um mosaico que entrelaça instinto e arte, sobrevivência, ação e promove a vida”, afirma o rabino e escritor Nilton Bonder na orelha do livro.
Bonder é autor de livros reconhecidos nacional e internacionalmente. Ele é líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil e dirige o Centro de Cultura Midrash no Rio de Janeiro.

Além de na Livraria da Travessa, o livro pode ser adquirido na Livraria Cultura ou diretamente com a autora.

Informações do produto
Nome do livro: Resiliência, Judaísmo e Cultura Organizacional, Inter-relações e Reflexos
Autora: Izabella Moreira de Lucena
Editora: Literato – Provocação Cultural
Preço: R$ 39,00

Outros releases

Rosh Hashaná ensina novas gerações a serem mais resilientes