Depoimentos

Na quarta capa do livro:

Resiliência, Judaísmo e Cultura Organizacional é uma extraordinária fonte de inspiração para executivos que inexoravelmente enfrentam adversidades e recorrentes mudanças nos seus negócios e que precisam refletir constantemente sobre a natureza evolutiva de suas organizações.
Lindberg Leite, Managing Director, B2Brand Consulting, SP.

Este livro traz, numa feliz construção, o conceito de Resiliência para áreas de fronteiras entre a Antropologia, a Psicologia, a História e a Administração. A autora aponta a Resiliência Judaica como fator relacionado à longevidade dessa cultura e mostra, com o estudo de um case organizacional, como a resiliência coletiva e individual mesclam-se e se refletem na cultura da empresa.
Tânia Neumann Kaufman, socióloga, antropóloga, historiadora e presidente do Arquivo Histórico Judaico de PE.

Eu descobri o conceito da “Resiliência” em 2001, por causa desta pesquisa de Izabella Lucena, agora impressa neste livro. Desde então, o termo não saiu da minha cabeça. Sempre que me vejo em uma situação difícil, lembro da tal Resiliência e tento reverter a adversidade em oportunidade. Este livro é uma lição de vida para todos.                                         
Tatiana Maia Lins, sócia diretora da Makemake Comunicação e Planejamento, RJ.

Com linguagem acessível, ideias claras, colocações pertinentes e explicações plausíveis Izabella Lucena dá vida as concepções de Resiliência e Cultura Organizacional ilustradas pela história do judaísmo e de judeus. Sob a perspectiva da Antropologia e com as virtudes intelectual e literária da autora, tem-se a oportunidade de tomar conhecimento de dados, esclarecer fatos e rever conceitos, elementos essenciais para lidar com as diferenças individuais e culturais.
Claudia Simonne Carneiro Gouveia, psicóloga, antropóloga e professora universitária, PE.

Nesta brilhante pesquisa sobre a; resiliente experiência judaica ao longo do tempo e de tantos espaços, Izabella Lucena marca-se como umas das primeiras autoridades em tema, por tão novo, pouco explorado e, como nunca, tão importante. A abordagem genialmente didática, não obstante a complexidade da saga judaica, é um estímulo embrulhado em páginas.
Manoel Affonso de Mello, professor, historiador, arquiteto, poeta e desenhista, PE

De leitores:

“Eu nunca tive contato com uma abordagem tão profunda sobre resiliência. Os argumentos são ricos e baseados em situações que o validam. O indivíduo influencia o grupo e o grupo valida o indivíduo, mantendo a coesão e a sinergia. Gostei tanto da abordagem de Izabella sobre a resiliência que estou tentando melhorar a minha atitude e o meu comportamento.”
Horison Lopes, gerente de RH Hebron, PE. 

“Muito interessante e inusitada a maneira com que a Izabella nos leva a refletir sobre a adversidade, com uma pesquisa cuidadosa e rica em detalhes sobre a cultura judaica. Aprendemos a história ao mesmo tempo em que vamos revendo posições e agregando conceitos para melhor lidar com as dificuldades. Com certeza um livro para muitos curiosos.”
Ana Lúcia Simões-Corrêa, diretora do Imagens Urbanas - Vitrinas em Exposição, RJ.